sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Projeto

Curso Proinfo Introdução das Mídias na Educação
Cursistas: Edna Sena da Silva
Jacineide Nascimento Lima
Lucinalva Vasconcelos Costa da Silva
Raijane Evangelista Teles
Rosângela Cláudia dos santos
Sabrina Raica Bomfim








Projeto apresentado ao professor Mateus














Setembro / 2010


Projeto
De Leitura E Escrita


Tema: Lendo, Interpretando e Escrevendo.


JUSTIFICATIVA

 Nota-se a importância das mídias na educação e o pouco contato com a leitura no meio em que vive, os alunos apresentam na escola dificuldades de aprendizagem. Por isso, dessa necessidade, faz-se necessário a realização deste projeto para desenvolver o gosto e o hábito pela leitura e escrita, conscientizando-os sobre a importância da mesma e dos recursos tecnológicos.
Acredita que a leitura contribui para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.
A internet hoje é condição indispensável ao desenvolvimento social e a realização individual de cada indivíduo. Assim, As tecnologias e as linguagens de comunicação viabilizam e
 invadem a sala de aula. A linguagem das mídias, repletas de imagens, movimentos e sons, atraem as gerações mais jovens.
Nesta direção, o presente projeto por meio do uso das diversas mídias conduzirá aos alunos a ouvir, ler e escrever histórias, entrando assim em um mundo mágico, cheio ou não de mistérios e surpresas.
Segundo Behrens, a aprendizagem precisa ser significativa, desafiadora, problematizada e instigante, a ponto de mobilizar o aluno e o grupo a buscar soluções possíveis para serem discutidas e concretizadas à luz de referências teóricas e práticas.
Portanto, Delmanto (2009) acredita que a escola é o lugar fundamental para formar leitores, guiar suas práticas pedagógicas não apenas para ensinar a leitura em si, mas desenvolver nos alunos a capacidade de fazer uso da mesma, como também da escrita para enfrentar as dificuldades da vida e da sociedade. Permeando pelo caminho do conhecimento com essas práticas e com suas experiências, continuando com o processo de aprendizado para ter um alto nível de desempenho na sociedade ao longo de sua existência.
A autora afirma que diante das constantes transformações com as quais convivemos a escola tem por obrigação fornecer aos estudantes instrumentos necessários para que ele consiga buscar, analisar, selecionar e organizar as informações complexas do mundo contemporâneo. Neste sentido, nota-se que a leitura é um processo que não está limitado apenas no âmbito escolar ou um meio para obter informações. Mas do que isso vai além da decodificação de códigos onde todos possam utilizá-la na própria convivência com o meio social. No entanto, muitas escolas utilizam a leitura com fortes traços dos modelos tradicionais ou concepções errôneas.
Por este motivo, vimos à necessidade e a importância de trabalhar com os recursos tecnológicos, onde possibilita diversas estratégias para o docente renovar e inovar suas aulas, proporcionando reflexão e conscientização em que o aluno passe a formular e descobrir regras e formas da língua para aprimorarem tornando-se hábeis para ler e escrever corretamente.


CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR

A Escola que desenvolverá este projeto localiza-se no município de Canavieiras, Bahia, na Travessa Caio Peltier Loureiro, número 01. Que pertence a rede Municipal e atende a 150 alunos, na modalidade de Ensino Fundamental I de 8 e 9 anos.
A Escola é constituída por nove professores, uma diretora, uma vice-diretora, uma secretária, uma coordenadora pedagógica, uma digitadora, sete servidores gerais, totalizando 21 funcionários.
A Escola funciona só no período matutino, porque no vespertino os alunos que os pais autorizam, participam de oficinas onde aprendem artes, Lá os alunos têm o café da manhã e o almoço, e quando participam das oficinas tem o lanche da tarde.
A escola tem parceria com o Conexão Vida que mantém as oficinas, e alguns materiais que precisam para o desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos complementando assim o que vêm da Secretaria de Educação.  A coordenadora é a Irmã Marisa.
Os funcionários procuram desenvolver seus trabalhos com responsabilidade e seriedade.

TEMA:

Lendo, Interpretando e Escrevendo.


OBJETIVO GERAL:

 Desenvolver o hábito e o gosto pela leitura e adquirir domínio ao uso de recursos tecnológicos, posicionando-se de maneira autônoma, utilizando assim os diferentes tipos de linguagem para criticar e resolver situações do seu cotidiano. Ressaltando a importância das mídias, da leitura e da escrita na formação da vida de qualquer ser sem distinção de cor raça ou religião.



Objetivos específicos:

Reconhecer e descobrir a importância da leitura e da escrita através do uso de diversos recursos tecnológicos como fonte de melhoria na formação pessoal.
Promover integração entre os alunos, trocando idéias a respeito dos recursos tecnológicos que mais gostam e que já utilizaram.
Ler e distinguir os diferentes tipos de textos.
Pesquisar na internet poemas, versos e sonetos e recitá-los.
Ouvir, assistir e recontar histórias infantis.
Ampliar o vocabulário nas diversas atividades propostas.



PÚBLICO A SER DESENVOLVIDO:
Para alunos da 1ª, 3ª e 4ª série.


ABORDAGENS PEDAGÓGICAS:

As mídias vêm conquistando espaço como um objeto de estudo não só na Comunicação, como também para a Educação, pois reflete e reproduz questões do cotidiano.
Nessa direção, constituem-se instrumentos pedagógicos que podem auxiliar de maneira inovadora a prática de ensino, assim como o livro didático elas são ferramentas de grande importância, pois ajuda o professor a trabalhar de forma inovadora levando o aluno a ter conhecimentos tecnológicos, alargando horizontes levando o mundo das novas tecnologias para dentro da sala de aula, tornando-se a aula mais prazerosa onde espera-se que o aluno desperte o gosto pela leitura.
De acordo com Pedro Demo (2008), diz que o sentido que combinar melhor com TICS e educação é o da inclusão digital. A inclusão digital mais promissora é aquela feita em ambientes educacionais corretos, como poderia ser a escola, em especial a alfabetização. Acresce a isso que as próprias TICs são alfabetização no sentido pleno do termo. Essas TICs não apenas facilitam os acessos e interatividades. Elas são expressões próprias dessas habilidades. Daí a importância extrema de envolver as TICs em ambientes educacionais, não apenas para que estes se tornem tecnologicamente corretos, mas também para que as plataformas tecnológicas signifiquem novas oportunidades de aprender e formar-se. TICs são hoje parte do direito de todos de aprender bem e permanentemente.
Enfim, o que transforma tecnologia em aprendizagem, não é a máquina, o programa eletrônico, o software, mas o professor, em especial em sua condição socrática.

AÇÕES A SEREM REALIZADAS:

Trabalhar a leitura, a escrita a fala e a escuta e a adaptação no uso de diferentes mídias descobrindo a finalidade das mesmas e os valores em diferentes contextos sociais.
Produção e reprodução de textos.
Leitura de diferentes textos (Historinhas em quadrinhos, Fábulas, Bulas, Anúncios, Notícias, Poemas, Músicas, Clássicos da Literatura).
Visita à biblioteca da escola e uma biblioteca virtual.
Pesquisar na internet sobre a mesma e fazer uma entrevista com pais, vizinhos, colegas e demais pessoas sobre o que sabem a respeito dessa nova tecnologia.
Publicar no blog criado para a realização deste projeto, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
Buscar no Youtub vídeos com historinhas.


DINÂMICA DA ATIVIDADE:

Estas dinâmicas ajudarão aos alunos a desenvolver o nível cognitivo e intelectual através de atividades lúdicas que desperte a criatividade, a curiosidade do uso das diferentes mídias, opinando, criando e interpretando.
A dinâmica da atividade será feita de acordo com a explicação do projeto a ser desenvolvido bem como: leitura de historinhas fábulas, bulas de remédios, entrevistas, notícias, poemas, músicas, clássicos da literatura infantil, produção e reprodução textual através das mídias.
Assistir filmes, interpretar através da escrita e desenhos.
A medida do desenvolvimento dos trabalhos será postada no blog todas as produções dos alunos.


CONCLUSÂO:
A sociedade hoje está em constante mudança, e estas se dão de acordo com as características da sociedade em rede, da globalização da economia e da virtualidade. A sociedade aos poucos vem sendo influenciada, passando assim a ter diferentes hábitos de suas vidas cotidianas. Portanto essas mudanças só ocorrem através da educação, porque é ela que transforma cada ser, fazendo com que mudem a forma de agir, pensar e de comunicar.
A educação em todos os níveis - desde o ensino fundamental até o curso de pós-graduação - não tem sido alheia aos movimentos de mudanças, ao desenvolvimento científico-tecnológico nem aos movimentos sociais, políticos e econômicos em curso na nova sociedade.
As mídias e os recursos tecnológicos constituem-se instrumentos pedagógicos que podem auxiliar de maneira inovadora a prática de ensino. A escola por ter a importante missão de educar, deve-se ter a preocupação maior diante dessas transformações, portanto o professor tem que está atento a todas essas mudanças para formar cidadãos capacitados para as diferentes mudanças que virão nos anos seguintes.
Através deste projeto espera-se aguçar nos alunos curiosidades que há na Língua Portuguesa, dentro de um mundo cheio de imaginação fazendo assim com que os discentes tomem o gosto pela leitura e descubra a importância dela em sua vida, através de uma sociedade inovadora. Que sejam cidadãos capacitados, questionadores e tornem-se livres e autônomos. E para que isto aconteça é necessário que os professores sejam pesquisadores para continuar buscando conhecer as novas formas de ensinar, para que possa surpreender os alunos.
Portanto avaliar as mudanças inserir-se neste contexto è está contribuindo diretamente com a inclusão social que estas novas tecnologias impulsionam.
Enfim, com o envolvimento dos participantes docentes e discentes, o resultado será, sem dúvida, muito promissor. Esse projeto mais um passo dado em prol do desenvolvimento cognitivo e intelectual do aluno, evitando principalmente que o mesmo perca o estímulo na sala de aula. Dessa forma, acredita-se que haverá uma melhora substancial tanto na leitura quanto na escrita e nas produções textuais e, consequentemente, melhor resultado nos estudos de modo geral.


CRONOGRAMA DO DESENVOLVIMENTO:




Datas

Atividades
Dia 13/09/2010
Atividades sobre os diferentes recursos tecnológicos, levantamento prévio, Diferenciar a linguagem dos internautas a língua padrão. Formular questionário para fazer entrevistas com pessoas próximas.
Dia 14/09/2010
Apresentação oral das entrevistas onde desenvolverá a leitura e oralidade e a escrita, Pesquisar o que é internet, e quais ferramentas fazem parte deste mundo virtual.
Dia 15/09/2010
Apresentação da pesquisa.
Leitura de historinhas contadas no cd.
Recontar a história utilizando para isso a escrita e a leitura.
Dia 16/09/2010
Assistir um vídeo no youtub sobre o processo da leitura e sua importância para o desenvolvimento da humanidade.
Dia 17/09/2010
Visitar a biblioteca da escola, ler um livrinho de historinha de livre escolha, depois utilizar uma biblioteca virtual juntamente com o professor e tecer relações e diferenças sobre as mesmas.
Observação a cada dia irá postar no blog todo trabalho feito pelos próprios alunos.



RECURSOS, MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADOS:
Mídia impressa, A televisão, o DVD a internet, a máquina digital e o rádio.

Avaliação:
A avaliação é processual, levando em conta os registros e relatórios de cada etapa do projeto feito pelas organizadoras do mesmo.
As reflexões sobre os relatórios levarão em conta o interesse da turma, seus resultados e relevância para a aprendizagem das crianças quanto ao desenvolvimento da leitura, escrita e interpretação conteúdos e relevância social a comunidade a que se destina.


Referências:

DELMANTO, Dileta. A leitura em sala de aula. Construir Notícias, Recife, ano 08, n. 45, p. 24-26, mar./ab
ril. 2009.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Capacitação docente e formação continuada.
Desafios modernos na busca da competência do professor. In: BEHRENS,

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM, 2002. Edições Paulinas, 1991.

PONTES, Elício. Os meios de comunicação na formação do educador. In Caderno Linhas críticas,

BELLONI, Maria Luiza. O que é Mídia-Educaçao. 2.ed. Campinas, SP:
Autores Associados, 2005. (Coleção polêmica do nosso tempo, 78).
Pedro Demo (2008).
www.youtube.com/watch?v=geQl2cZxR7Q - more videos »
www.literaturabrasileira.ufsc.br                





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário